JinkoSolar inicia construção de fábrica de células solares de 20 gigawatts

Por: ANL/ 25/01/2021

Categorias: Energia limpa

JinkoSolar inicia construção de fábrica de células solares de 20 gigawatts

Triplicando a produção de células solares

A JinkoSolar, uma das maiores produtoras de módulos solares do mundo, está aumentando sua produção de células solares tremendamente. Ela está construindo uma fábrica de células solares de 20 gigawatts que deverá estar totalmente operacional até o final de 2021.

A fábrica está sendo construída em Chuxiong, província de Yunnan, China. A primeira metade de 10 gigawatts (GW) da fábrica deve estar online em maio de 2021.
Se 20 GW soa muito para você, é porque é. Na verdade, é uma capacidade de produção tão enorme que isso a tornaria a maior fábrica de células solares do mundo, de acordo com a JinkoSolar (e não tenho evidências que indiquem o contrário).

Vale ressaltar também que a capacidade de produção de 20 GW resultaria em uma triplicar da capacidade produtiva total da empresa, elevando esse total para 30 GW. 

A própria fábrica será movida a energia solar fotovoltaica e hidrelétrica.

Rating de crédito AAA - único

A JinkoSolar também anunciou recentemente um tipo diferente de inovação no mercado solar chinês. Ela se tornou a única empresa fotovoltaica solar no mercado chinês a ter uma classificação de crédito AAA. “Esta classificação mais alta é o reconhecimento das capacidades e níveis de gestão de crédito de qualidade de mercado de uma empresa, por meio de uma avaliação abrangente do crédito da empresa, capacidades de garantia de qualidade, capacidades de operação de mercado e outros indicadores, conduzida pela China Association for Quality (CAQ). Com este reconhecimento, a JinkoSolar estabelece um novo marco e referência para o resto da indústria fotovoltaica em termos de satisfação do usuário e gestão de qualidade”, escreveu a empresa em 1º de dezembro.

“Aproveitando o processo de fabricação inteligente líder da empresa e a gestão da qualidade do produto, JinkoSolar se tornou um nome altamente respeitado na indústria global de PV. Ela continua a elevar os padrões internacionais de fabricação inteligente de qualidade premium, com seu equipamento inteligente avançado e excelente sistema de controle de qualidade, a JinkoSolar recebeu várias certificações internacionais de qualidade e sua excelente reputação contribuiu para posicionar os fabricantes chineses como alguns dos jogadores mais dominantes em a indústria global de PV além da China. Com base em sua inovação de produto, estabilidade de fornecimento e uma rede de serviços global bem estabelecida - a JinkoSolar foi classificada em primeiro lugar em termos de remessas globais por quatro anos consecutivos. ”

A capacidade de produção anual de wafers de silício da empresa chinesa de energia solar em meados de 2020 era de 20 GW e sua capacidade de produção anual de módulos solares era de 25 GW.
Esta classificação AAA veio não muito depois que a Bloomberg New Energy Finance (BNEF) nomeou a JinkoSolar como o fabricante de módulos solares mais financiável. A empresa venceu 48 outros fabricantes para ganhar o título. A classificação foi “baseada na pesquisa global do BNEF sobre os principais interessados em PV, avaliando quais marcas de módulos usadas em projetos têm maior probabilidade de obter financiamento de dívida sem recurso de bancos comerciais”, observa JinkoSolar .

“Os respondentes da pesquisa incluíram bancos, fundos, empresas de engenharia, compras e construção (EPCs), produtores independentes de energia (IPPs) e consultores técnicos envolvidos em projetos solares em todo o mundo. A pesquisa abordou a qualidade do produto, a confiabilidade de longo prazo, o desempenho da implantação em campo e a solidez financeira do fabricante. O JinkoSolar foi considerado altamente financiável por 100% dos entrevistados. Confirmando ainda mais a alta pontuação de bancabilidade da JinkoSolar, os dados do BNEF também mostram que os projetos que usam módulos JinkoSolar garantiram mais financiamento de empréstimo a prazo do que qualquer outra marca chinesa de PV. ”

100%! Ser considerado altamente financiável por 100% das empresas variadas e de primeira linha pesquisadas para chegar a esse ranking é notável. É difícil ganhar 100% dos votos em qualquer coisa hoje em dia, mas em termos de ser “altamente lucrativo”, isso é impressionante.

Liderança de Projetos

Algumas notas de projeto sobre a empresa, para um pouco de perspectiva histórica nesse lado das coisas, incluem que em outubro a JinkoSolar foi selecionada para fornecer módulos solares bifaciais para o maior projeto solar bifacial já construído na Europa - uma energia solar de 204 MW planta - e que a empresa forneceu os módulos solares para o maior projeto solar fotovoltaico do mundo de qualquer tipo, um projeto de 1,2 GW concluído em 2019 em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. O preço contratado para a eletricidade desse projeto solar em Abu Dhabi é de 2,42 centavos de dólar / kWh.

Liderança em tecnologia em vários aspectos

A JinkoSolar também foi reconhecida no ano passado por sua liderança em tecnologia de duas maneiras. A Silicon Valley Toxics Coalition classificou a JinkoSolar em primeiro lugar em seu 2020 Solar Scorecard . Venceu outros 36 fabricantes de módulos solares com uma pontuação impressionante de 100/100.

“O Scorecard é um recurso para consumidores, investidores, desenvolvedores, EPCs, distribuidores e instaladores que desejam comprar módulos fotovoltaicos de administradores de produto responsáveis. Os critérios do Scorecard incluem métricas ambientais, de saúde e segurança. Essa conquista vem um ano depois que a JinkoSolar se tornou o primeiro fabricante de módulos FV a se juntar ao RE100, prometendo alimentar 100% de suas operações com energias renováveis até 2025. ”

Eu sei, é irônico que apenas um fabricante de energia solar fotovoltaica tenha um plano de energia 100% renovável. É o que é. Pelo menos a JinkoSolar já fez isso e pode, com sorte, desencadear uma enxurrada de anúncios de outras empresas de energia solar fotovoltaica. Talvez. Veremos.

Além disso, a empresa estabeleceu um recorde de eficiência para "células solares passivadas por contato de grande porte". Suas células solares de silício monocristalino tipo N de grande área alcançaram eficiência de conversão de 24,79% . Esta tecnologia recorde de eficiência "será gradualmente aplicada à produção do produto."

“A JinkoSolar atingiu um marco importante de P&D e nosso compromisso com a inovação tecnológica em materiais de silício, fabricação de células e tecnologias de processamento de módulos levou a múltiplos recordes mundiais de eficiência de células solares e módulos. Estamos muito orgulhosos de quebrar o recorde mundial com células avançadas de grande área do tipo N no mundo, e esta tecnologia de célula inovadora também detém o recorde mundial de eficiência do módulo PV ”, comentou o Dr. Jin Hao, CTO da JinkoSola r, em A Hora. “Investiremos constantemente na atualização de tecnologias para alcançar a produção em massa e para liderar o caminho, fornecendo alta eficiência e produtos industriais competitivos para nossos clientes globais.”

JinkoSolar tem um futuro ensolarado pela frente

Embora 2020 tenha sido um ano difícil, parece que também foi um período útil para impulsionar as indústrias de tecnologia limpa ou acelerar a transição dos combustíveis fósseis para as tecnologias limpas. A energia solar barata ficará cada vez mais popular e o JinkoSolar está pronto. Ou será até o final de 2021, quando sua unidade de produção de células solares de 20 GW estará operacional. O que mais a empresa tem reservado para nós?

Imagem cortesia da JinkoSolar
Fonte: cleantechnica.com

Compartilhe: